10 de mar. de 2008

FISIOTERAPIA


FISIOTERAPIA

É uma ciência aplicada, cujo objeto de estudos é o movimento humano, em todas as suas formas de expressão e potencialidades, quer nas suas alterações patológicas, quer nas suas repercussões psíquicas e orgânicas, com objetivos de preservar, manter, desenvolver ou restaurar a integridade de órgãos, sistema ou função. (Resolução COFFITO - 80, em 21/05/1987).


A atenção fisioterapêutica propicia o desenvolvimento de ações preventivas primárias, secundárias e terciárias. O trabalho começa com a prevenção de problemas, passa pela avaliação dos pacientes, programação de tratamento adequado para cada caso e, é claro, a execução desse tratamento.


O fisioterapeuta atua na identificação, prevenção, recuperação, reeducação, habilitação e reabilitação de incapacidades originada por disfunções físicas, do foro funcional músculo-esquelético, cardiovascular, respiratório e neurológico, entre outros, e disfunções psíquicas, com o objetivo de desenvolver a máxima funcionalidade e qualidade de vida, concebendo programas, selecionando, planificando e utilizando técnicas, modalidades educativas e terapêuticas específicas baseadas no movimento, nas terapias manipulativas e meios físicos e naturais, escolhidas a partir da análise e avaliação do movimento e da postura.

Recursos Terapêuticos: Cinesioterapia; eletrotermofototerapia;mecanoterapia; Recursos manipulativos; Hidroterapia; Termoterapia; Crioterapia...

Áreas da Fisioterapia: Fisioterapia Demarto- Funcional; Geriatria e Gerontologia; Ginecologia e Obstetrícia; ergonomia; Neurologia; Ortopedia e Traumatologia; Fisioterapia Respiratória; Reeducação Postural; Disfunção da ATM; Fisioterapia Pediatrica e Neonatoligia; Fisioterpia Desportiva;Reumatologia.


Sem dúvida, a Fisioterapia, ocupa hoje um lugar de destaque entre as inúmeras profissões da área de saúde. Poucas tiveram um desenvolvimento tão rápido e significativo.
A Fisioterapia ganhou espaço e vem se aprimorando de forma a desenvolver, a cada dia, novos métodos de tratamento, em busca de uma melhor qualificação de seu trabalho e maior participação no ensino e pesquisa.


Uma carreira que exige muita dedicação e constante atualização desde o primeiro dia de aula até toda a vida profissional. Assim tem que ser encarada a profissão de fisioterapeuta, na qual é preciso se dedicar às pessoas e saber tratá-las com caráter humano, buscando intervir positivamente nas dificuldades e limitações físicas de cada paciente.

Um comentário:

Sheyla Haun disse...

Daniela, seu texto ficou bem científico mas faltou sua cara nele. Por que vc escolheu essa carreira? com o que vc se identifica mais? O que espera do mercado de trabalho?
Elabore melhor...